acréscimo na aposentadoria

Quem tem direito aos 25% de acréscimo na aposentadoria? Veja regras

Compartilhe:

Você sabia que alguns aposentados recebem acréscimo na aposentadoria? Saiba hoje, 06 de agosto, quem tem direito ao bônus que corresponde ao adicional de 25% sobre o benefício mensal.

Esse é um benefício que tem previsão em lei. Contudo, ele não atinge a todos os aposentados. Afinal, conta com uma série de requisitos específicos.

O que é o acréscimo na aposentadoria?

Ele corresponde ao pagamento de um bônus, todos os meses, pelo INSS em favor do aposentado. Assim, ao invés de receber o valor de 1 remuneração, ele passa a receber 1,25. Ou seja, 1/4 a mais do que o valor original.

Este acréscimo tem previsão em lei. Ele se volta a pessoas que tenham condições especiais e que, por isso, requeiram cuidados e auxílios de terceiros.

Quem tem direito ao acréscimo na aposentadoria?

O rol de beneficiários é bem limitado. Afinal, somente quem recebe aposentadoria por invalidez (incapacidade permanente) pode gozar desse acréscimo.

Além disso, não basta receber a aposentadoria por invalidez. Também é indispensável que o beneficiário tenha necessidade de assistência permanente.

Em outras palavras, que ele não tenha condições de realizar tarefas comuns do dia a dia sem auxílio de terceiros. Por exemplo, higienização, alimentação e afins.

Portanto, o acréscimo na aposentadoria se volta justamente para ajudar a arcar as despesas da manutenção dessa assistência permanente.

Conheça condições que dão acesso ao bônus de 25% sobre aposentadoria

Existem algumas condições de saúde que automaticamente levam o INSS a reconhecer a necessidade de pagamento do acréscimo sobre a aposentadoria. Elas têm previsão em lei. Confira, então, quais são elas:

  • Alteração das faculdades mentais;
  • Cegueira total;
  • Doença que exija permanência ininterrupta no leito;
  • Perda de membros (nove dedos das mãos; membros acima dos pés sem possibilidade de uso de prótese; uma das mãos e dois pés; um membro superior e outro inferior);
  • Paralisia dos dois membros inferiores ou superiores.

Nessas situações, portanto, o INSS reconhece a necessidade de pagamento do acréscimo na aposentadoria. Por outro lado, também é possível obter o benefício de outras formas.

Caso quem receba aposentadoria não tenha uma dessas condições, mas necessita de assistência de maneira permanente, pode requerer o benefício perante a Justiça Federal. Ou, então, dentro do Meu INSS, pelo site ou aplicativo.

Quem se aposenta por idade tem direito ao bônus de 25%?

Não. Afinal, a lei prevê que apenas quem recebe aposentadoria por invalidez pode receber o acréscimo sobre a remuneração mensal. Portanto, isto exclui todos os demais formatos de se aposentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mídias Sociais

pode gostar também

Índice

Leia mais

Postagens relacionadas

plugins premium WordPress