Assim como os trabalhadores formais os beneficiários do INSS também têm direito ao 13° salário. Mas qual é o valor do décimo terceiro dos aposentados em 2022? Saiba hoje, 05 de agosto, como funciona o pagamento!
O décimo terceiro funciona como um bônus. Afinal, ele corresponde a um pagamento mensal adicional no ano, o qual comporta 12 benefícios ou salários.
Assim, a parcela é importante porque representa dinheiro extra. Continue lendo, então, e confira como e quando é o pagamento, bem como fazer o cálculo.
Qual é o valor do décimo terceiro dos aposentados em 2022?
Isso depende tanto do valor do benefício quanto do número de meses pelos quais o cidadão foi beneficiário do INSS no ano em questão.
Afinal, o 13°, seja para aposentados ou trabalhadores, é proporcional à remuneração mensal. Também, ao número de meses em que houve vínculo do indivíduo com a entidade pagadora.
Confira cálculo do décimo terceiro dos aposentados em 2022
Primeiramente, é importante que você tenha em mãos o valor do benefício mensal. Logo depois, divida-o por 12. Por fim, multiplique o resultado pelo número de meses em que foi beneficiário do INSS em 2022.
Por exemplo, quem já era beneficiário em janeiro de 2022 deve multiplicar o resultado por 12. Já quem passou a ser considerado aposentado apenas em junho deste ano, multiplicará o resultado por 7.
Quando será o pagamento do 13° dos aposentados em 2022?
Assim como em 2020 e 2021 o pagamento dos benefícios teve antecipação. Ela ocorreu ainda no primeiro semestre deste ano. Portanto, o pagamento já ocorreu.
Agora, para aposentados que obtiveram o benefício após a antecipação do décimo terceiro o receberão até novembro de 2022. Por isso, o bônus não se perde.
Quem tem direito ao 13° do INSS?
Não são apenas os aposentados que recebem décimo terceiro em 2022. Outros beneficiários da Previdência, tais como os pensionistas, também têm direito a ele.
Assim, recebem o décimo terceiro os beneficiados por auxílio-doença ou por acidente. Também, quem recebe salário-maternidade ou auxílio reclusão. A exceção fica por conta de quem recebe BPC/Loas.
O cálculo do 13° para esses beneficiários é feito da mesma maneira que para quem recebe aposentadoria.
Como é feito o pagamento do décimo terceiro dos aposentados?
Ele é feito junto da mesma forma que são pagas as remunerações mensais do INSS. Isto é, por depósito em conta bancária, junto ao benefício mensal.
O pagamento é feito em duas partes, tanto na antecipação quanto em datas normais. Assim, recebe-se o 13° em duas parcelas, sendo que cada uma delas corresponde a metade do valor do bônus anual.