consultar o tempo de contribuição ao INSS

Aprenda como consultar o tempo de contribuição ao INSS pelo CPF

Compartilhe:

Consultar o tempo de contribuição ao INSS é importante para saber se você pode ter acesso, ou não, a benefícios previdenciários. Dentre eles, por exemplo, à aposentadoria. Aprenda hoje, então, como fazer a consulta sem complicações.

Para isso, o INSS oferece canais de comunicação. Dessa forma, os contribuintes da Previdência podem fazer as consultas sem sair de casa, com toda a comodidade possível.

Aprenda a consultar o tempo de contribuição ao INSS pelo CPF

É muito simples fazer a consulta ao número de contribuições do trabalhador à Previdência Social. Para isso, basta seguir esse passo a passo:

  • Primeiramente, acesse o Meu INSS (aplicativo ou site);
  • Logo depois, faça login com CPF e senha. Porém, caso não tenha cadastro, realize um clicando na opção correspondente e siga os passos em tela;
  • Então, na parte de “Serviços em Destaque” clique em “Extrato de Contribuição (CNIS)”.

Pronto! Desse modo você pode consultar o tempo de contribuição ao INSS em poucos passos.

Porém, essa não é a única forma de realizar a consulta. Você também pode simular um pedido de aposentadoria. Afinal, o sistema calcula automaticamente o número de contribuições nesse caso.

Para tanto, basta clicar em “Simular Aposentadoria”, também na parte de “Serviços em Destaque”. Contudo, saiba que nesse caso o INSS ignora informações como tempo de trabalho rural ou especial, dentre outros, que podem facilitar o alcance da aposentadoria.

Quando o tempo de contribuição ao INSS é importante?

Confira duas situações em que a consulta ao tempo de contribuição faz toda a diferença!

Para se aposentar

Embora não exista mais a modalidade de aposentadoria por tempo de contribuição, o número de contribuições do trabalhador ao INSS continua influenciando no acesso ao benefício. Veja alguns casos:

  • Aposentadoria por invalidez: com exceção das doenças e acidentes que dispensam a carência, exige ao menos 12 meses de contribuição ao INSS;
  • Especial: requer tempo mínimo de contribuição, de acordo com a gravidade da exposição ao risco, bem como idade mínima;
  • Tempo de contribuição com pontos: soma a idade do trabalhador com o tempo de contribuição;
  • Por idade urbana: exige, além da idade mínima, tempo mínimo de contribuição. Para homens é de 20 anos e, para mulheres, de 15 anos.

Consultar o tempo de contribuição para o INSS impacta outros benefícios

Além das aposentadorias, saiba que os outros benefícios do INSS também possuem carência. E ela nada mais é do que o tempo mínimo de contribuição do trabalhador à Previdência.

Por exemplo, para o auxílio-doença a carência é de 12 meses. Outros benefícios possuem carência própria. Desse modo, ela varia de acordo com o auxílio em análise.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mídias Sociais

pode gostar também

Índice

Leia mais

Postagens relacionadas

plugins premium WordPress